Pesquisa personalizada

terça-feira, 20 de março de 2012

Peso pena, FT-Bh é o híbrido mais econômico da Toyota


A Toyota apresentou no Salão de Genebra o FT-Bh, um conceito híbrido que, se fosse produzido, ficaria um degrau abaixo do Prius. Com 3,9 metros de comprimento, 1,6 metro de largura, 1,4 metro de altura e 2,5 metros de entre-eixos, o modelo tem medidas compactas, sendo praticamente do mesmo tamanho de um novo Fiat Palio, por exemplo.


De acordo com a marca, o carro foi pensado para oferecer o máximo de economia possível, tanto que ele pesa apenas 786 kg, sendo um peso pena para esse segmento, que tem como um dos maiores problemas o peso final do produto.


Debaixo do capô está um motor 1.0 bicilindro que, assim como o bloco do Toyota Prius, funciona no ciclo Atkinson, combinando alta eficiência com baixa perda térmica. Em outras palavras, ele prioriza a economia de combustível e deixa a potência do motor em último plano.


Esse propulsor é acoplado a outro elétrico e, juntos, são capazes de fazer o carro andar quase 50 km com um litro de gasolina emitindo apenas 50 gramas de CO2 a cada quilometro rodados.

Parte desses números foi obtida pela baixa resistência de rolamento, que, de acordo com a fabricante, foi reduzida em 25% em relação a um compacto, como Toyota Yaris, por exemplo.

Na parte estética, o desenho do FT-Bh segue a filosofia “Ecomotion”, que combina formas emotivas com economia. O modelo não tem maçanetas e nem retrovisores – o primeiro foi substituído pelo sistema de abertura das portas por presença do condutor e o segundo, por câmeras. A frente do carro possui entradas que facilitam a passagem do ar e a traseira, em forma de arco, ajuda a manter o baixo centro de gravidade.

Na parte interna, o cockpit é voltado para o motorista e possui duas telas, uma de LCD na parte superior do painel central que concentra informações do sistema de ar-condicionado, navegação, telefone (quando sincronizado), mídia e da transmissão, e outra de cristal líquido atrás do volante, que mostra as informações do velocímetro, combustível e bateria, por exemplo.

Além disso, o modelo ainda pode integrar um tablet na parte central do painel. Por ora, o Toyota FT-Bh é apenas um conceito, mas poderá se tornar realidade entre 2015 e 2020, segundo informou o responsável pelo projeto, Koji Makino, ao site Automotive News Europe.
Fonte: iGCarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails