Antes uma marca considerada “Premium”, já que comercializava automóveis acima de R$ 60 mil, agora a Toyota será uma marca “do povão”. Com a chegada do compacto Etios, que terá preço inicial de R$ 35 mil na versão hatch, a montadora japonesa quer conquistar os olhares dos consumidores da classe C, que atualmente compram automóveis rivais do Toyota Etios, como o Cobalt, da Chevrolet, e o Gol, da Volkswagen.
O popular, inclusive, já é exibido pela primeira vez ao público em no Shopping Morumbi, em São Paulo, onde foi iniciado o Etios Collection e realizado um encontro com jornalistas nesta quinta-feira, 2, com a presença do consultor internacional da Toyota, Mark Hogan. Na cerimônia, foi comentado sobre a nova fábrica da montadora, em Sorocaba (SP), que será inaugurada na semana que vem, mais precisamente no dia 9, e produzirá, pelo menos por enquanto, o Etios, nas carrocerias hatch e sedã.
A unidade terá capacidade para produzir até 70 mil automóveis ao ano, que abastecerá o mercado local e também a vizinha Argentina, operando em dois turnos. A Toyota aplicou um investimento de US$ 600 milhões e irá gerar 2.000 empregos diretos, 500 trabalhadores a mais que o previsto pela montadora há um tempo. Além disso, no evento, foram revelados alguns detalhes até então não divulgados pela marca, como os dados dos motores, 1.3 e 1.5 litro, ambos bicombustível e de 16 válvulas.
O primeiro terá capacidade para entregar até 90 cv de potência, quando abastecido com etanol, e 84 cv com gasolina, e torque de 12,85 kgfm, com etanol, e 11,93 kgfm com gasolina, a 3.100 rpm. O segundo, mais potente, entregará 96,5 cv e 92 cv, respectivamente, e torque de 13,87 kgfm e 13,5 kgfm, respectivamente, também a 3.100 rotações. A transmissão será apenas manual de cinco velocidades. Futuramente, é provável que o Etios receba um câmbio automático, dependendo da recepção do público.
A versão mais barata do Etios virá equipada apenas com airbag duplo e freios ABS, a disco na dianteira e a tambor na traseira. Equipamentos como ar-condicionado, rodas de liga-leve, vidros e travas elétricas, rádio CD-Player com MP3, direção elétrica, entre outros, deverão ser opcionais no modelo de entrada.
A exemplo do Nissan March e do Fiat Palio, o Etios também contará com itens de personalização para a carroceria, como adesivos.
Fonte: BlogAuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário